sábado, 30 de maio de 2009

Prova do novo Enem terá 180 questões


Os estudantes que participarão do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentarão dez horas de provas nos dias 3 e 4 de outubro. Serão 180 questões objetivas de múltipla escolha, 45 em cada uma das quatro provas: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. O edital com os detalhes da prova foi publicado nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União.

As inscrições começam em 15 de junho e se encerram no dia 17 de julho. O processo será feito exclusivamente pela internet, no site do Enem. Pelo menos 35 das 55 universidades federais já decidiram usar o novo exame em seus processos seletivos.

Em Pernambuco, as Universidades Federal Rural (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf) irão usar o novo Enem como etapa única. Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) irá adotar o exame apenas na primeira etapa.

Os estudantes de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Os alunos da rede privada terão de pagar R$ 35. Também ficam isentos os alunos que participaram em 2006, 2007 ou 2008 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Além das questões de múltipla escolha, o aluno precisará fazer uma redação. Segundo o edital, o texto deverá ser estruturado na forma de prosa do tipo dissertativo-argumentativo sobre tema na área social, científica, cultural ou política.

No sábado, primeiro dia de exame, as provas serão de ciências da natureza e humanas, com início às 13h e encerramento às 17h30. No domingo será a vez de avaliar o conhecimento dos estudantes em linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, as provas vão começar às 13h e terminar às 18h30.

De acordo com o edital, os participantes receberão o boletim de resultados a partir da primeira quinzena de janeiro.

Em Pernambuco, o Enem será aplicado em 82 cidades, mais o Arquipélago de Fernando de Noronha. Veja a seguir a relação dos municípios.

Na Região Metropolitana do Recife
Recife, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata

No interior
Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Aliança, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Bezerros, Bodocó, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cabrobó, Caetés, Carnaíba, Carpina, Caruaru, Catende, Custódia, Escada, Exu, Floresta, Gameleira, Garanhuns, Glória do Goitá, Goiana, Gravatá, Ibimirim, Ingazeira, Ipojuca, Ipubi, Itaíba, Itambé, João Alfredo, Lagoa do Itaenga, Lajedo, Limoeiro, Macaparana, Mirandiba, Nazaré da Mata, Orobó, Ouricuri, Palmares, Panelas, Parnamirim, Passira, Paudalho, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Ribeirão, Rio Formoso, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria da Boa Vista, São Bento do Una, São Caetano, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Sirinhaém, Surubim, Tabira, Tacaratu, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Vitória de Santo Antão.

Fonte: Agência Brasil

Um comentário:

Registre aqui seus comentários, ou perguntas.