sábado, 23 de maio de 2009

Para fazer uma boa prova, é preciso ler e se informar


O fera que esperava menos assuntos de ciências humanas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) errou feio. Professores de história e geografia não perceberam grandes mudanças no programa, que segue extenso e apostando nos pontos convergentes entre as duas disciplinas. Mas que ninguém confunda a interdisciplinaridade com superficialidade nas questões. Para se dar bem nesse bloco da prova objetiva, o vestibulando precisa se dedicar a boas leituras e reservar tempo para se inteirar sobre o que acontece no mundo. Amanhã, a última reportagem da série sobre o Enem detalha o conteúdo de linguagens.

Nos últimos anos, a Comissão de Vestibular das universidades federais de Pernambuco (Covest) tendia à interdisciplinaridade em quesitos de história e geografia. Por isso, o estilo do Enem não deve surpreender o estudante, opina o professor de história Sérgio Sales, do Colégio GGE. Mas avisa que tópicos novos não podem ser desprezados.

Um dos temas inéditos é o de história e cultura dos povos africanos, cujo ensino é orientação do Ministério da Educação. O problema é que a África aparece quase sempre como pano de fundo da história ocidental. Assim, a maioria dos alunos dependerá da iniciativa dos professores. “O Império Mali, por exemplo, é contemporâneo da idade média européia, mas praticamente não aparece nos livros do ensino médio.

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