domingo, 19 de julho de 2009

UFPE oferece três novos cursos e amplia número de vagas

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, na manhã desta terça-feira (14), a criação de três novos cursos e a ampliação do número de vagas em cursos já existentes. Duas das novas graduações são no câmpus Recife - sistemas de informação (25 vagas) e engenharia de materiais (20) - e outra no câmpus de Vitória de Santo Antão - educação física (35 vagas).

Além dessas 80 vagas, serão criadas mais 476 novas oportunidades em antigos cursos de diversas áreas. Enquanto no ano passado foram ofertadas 5.996, esse ano será um total de 6.517. A expansão das vagas integra o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Os anúncios estão sendo feitos na reitoria da UFPE, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.

LEIA MAIS:
» UFPE vai oferecer bolsas para moradia, alimentação e transporte de alunos

Também houve redução no número de vagas em dois cursos: enfermagem no câmpus de Vitória (70 para 65) e engenharia cartográfica no câmpus Recife (de 60 para 30). Este último foi desvinculado das demais engenharias, e as aulas passarão a ser no turno da noite. De acordo com a pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Ana Cabral, um dos principais motivos para essa diminuição foi a baixa procura dos alunos pelo curso de engenharia cartográfica.

NOVOS CURSOS - Sistemas de informação será o primeiro curso na área de informática oferecido por uma universidade pública no turno da noite - das 17h às 20h30. "A graduação formará profissionais capazes de desenvolver sistemas voltados a suprir as necessidades de empresas e organizações públicas e privadas", afirmou o coordenador do curso, professor Robson Fidalgo.

Já o curso de engenharia de materiais será pela manhã, e, de acordo com Ana Cabral, "visa ao aumento da demanda do complexo de Suape". O profissional poderá atuar em áreas como fornecimento de matérias primas, fabricação de materiais para indústrias e consultoria.

O bacharelado em educação física, em Vitória, será no turno da manhã. Para os próximos anos, há a previsão de construir laboratórios e reformar a quadra poliesportiva. "A comunidade acadêmica de Vitória colocou a existência desse curso como prioridade desde que o câmpus de Vitória foi inaugurado, há três anos", pontuou Ana Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seus comentários, ou perguntas.