sexta-feira, 19 de junho de 2009

Novo Enem a toda prova

Pelo menos seis milhões de brasileiros devem participar do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo estimativas do Ministério da Educação (MEC). As inscrições começam esta segunda (15) e as provas serão em outubro. Para facilitar a vida dos estudantes, o Jornal do Commercio explica, neste caderno especial, as mudanças do exame, como o fera deve fazer para se inscrever e quais os conteúdos que merecem ser revisados. Traz também detalhes de como as universidades públicas de Pernambuco aproveitarão a nota da avaliação em seus vestibulares. Em todo o País, 41 das 55 federais adotarão o Enem de alguma forma em seu processo seletivo. Os textos são de Margarida Azevedo e Cláudia Vasconcelos.

Nos dia 3 e 4 de outubro, estudantes de todo o Brasil farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998 para verificar como está a formação dos jovens que terminam a última etapa da educação básica. Qualquer pessoa pode fazer as provas. Basta se inscrever, de hoje até o dia 17 de julho, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pela avaliação.

A taxa é R$ 35, paga em qualquer agência bancária. Alunos matriculados no 3º ano de escola pública fazem o exame
gratuitamente. Todos precisam dispor de CPF para efetuar a inscrição. Somente com o número desse documento o estudante terá como acessar pela internet o resultado do exame.

INFOGRÁFICO

» Rumo à universidade [ em ।pdf ]

LEIA MAIS

» UFPE acaba ponto de corte
» Exame em vez de vestibular
» Feras vão dar adeus à decoreba
» Fórmulas não estão dispensadas
» Acompanhar notícias é segredo das humanas
» Ciências da natureza exploram temas do dia a dia
» Redação pede leitura de mundo
» Metade das vagas para rede pública
» Antigo Cefet aproveitará 30% da nota do Enem
» UPE ainda não vai adotar novo sistema
» Mais chances pelo Brasil
» Confiança é essencial

A participação nas provas é voluntária. A novidade desta 12ª edição é o aproveitamento do exame em substituição parcial ou total aos vestibulares das principais universidades federais brasileiras. A expectativa é que aproximadamente seis milhões de pessoas participem do novo Enem. Ano passado foram quatro milhões de inscritos, dos quais 157 mil em Pernambuco.

Enquanto nos vestibulares tradicionais as disciplinas aparecem em provas separadas, com conteúdos específicos de cada matéria, no Enem a principal característica é a interdisciplinaridade. Numa mesma questão, o estudante pode precisar de conhecimento de mais de uma disciplina. Em vez de decorar fórmulas, o exame obriga o estudante a refletir. O MEC prometeu disponibilizar, antes da data das provas, um modelo de como será o novo exame.

MUDANÇA - Até o ano passado, a avaliação tinha 63 questões e uma redação e acontecia em apenas um dia. A partir de agora serão 180 quesitos e a redação, que deverão ser respondidos em dois dias. A mudança vai acontecer porque o Enem será usado no vestibular de pelo menos 20 universidades do País. É o caso, no Estado, das Universidades Federal Rural de Pernambuco e Federal do Vale do São Francisco. Na Universidade Federal de Pernambuco, o exame valerá como primeira fase.

O MEC vai aplicar o Enem em 1.826 cidades. Em Pernambuco, o teste acontecerá em 82 municípios e na Ilha de Fernando de Noronha. Ano que vem, o teste será realizado duas vezes. A primeira prova está prevista para abril.

Além de ser usada no vestibular, a nota do exame é o principal critério para quem deseja ingressar no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudos em faculdades privadas para alunos carentes.

Compartilhe essa notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seus comentários, ou perguntas.