domingo, 19 de abril de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA: Acentuação gráfica

A acentuação gráfica consiste na aplicação de certos sinais escritos sobre determinadas letras para representar o que foi estipulado pelas regras de acentuação do idioma. Entre estes sinais estão os diversos acentos gráficos, além do restante dos diacríticos (como o trema, o apóstrofo e o hífen).

Acentos gráficos e diacríticos

* o acento agudo ( ´ ) - colocado sobre as letras a, i, u e sobre o e do grupo em, indica que essas letras representam as vogais tónicas da palavra: carcará, caí, armazém. Sobre as letras e e o, indica, além de tonicidade, timbre aberto: lépido, céu, léxico.

OBS: Nem sempre o acento agudo indica vogal aberta. Pode, tão somente, quando sobreposto a i e u, assinalar vogal tónica: tímido, caí, túmulo, baú.

* o acento circunflexo ( ^ ) - colocado sobre as letras a, e e o, indica, além de tonicidade, timbre fechado: lâmpada, pêssego, supôs, vêem, Atlântico.

* o til ( ~ ) - indica que as letras a e o representam vogais nasais: alemã, órgão, portão, expõe, corações, ímã.

* o acento grave ( ` ) - indica a ocorrência da fusão da preposição a com os artigos a e as, com os pronomes demonstrativos a e as e com a letra a inicial dos pronomes aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo: à, às, àquele, àquilo.

OBS: Quando seguidas de m ou n, as letras e, e, o representam vogais nasais, comumente fechadas, recebem acento circunflexo, e não agudo. Ex: câmara, fêmur, ânus. A única exceção ocorre nas terminações -em, -ens em que se usa acento agudo [porém, contém, provém, parabéns], a não ser nas formas da 3ª pessoa do plural, quando passa a usar o circunflexo.

* o apóstrofo - nuns poucos casos, assinala a supressão de fonemas: 'tá, frango-d'água, pau-d'oco, "Vozes d'África", 'stamos, 'maginar, 'bora, etc.

* o trema ( ¨ ) - indica que o u é semivogal, ou seja, é pronunciado atonamente nos grupos gue, gui, que, qui: ungüento, sagüi, seqüestro, eqüino (essa grafia não é utilizada mais atualmente, o trema porém continua a ser aplicado em palavras estrangeiras como sobrenomes, e.g. "Müller").

[editar] Regras básicas

As regras de acentuação gráfica procuram reservar os acentos para as palavras que se enquadram nos padrões prosódicos menos comuns da língua portuguesa. Disso, resultam as seguintes regras básicas:

* proparoxítonas - são todas acentuadas. Têm a antipenúltima sílaba tônica e, nesse caso, é a sílaba que leva acento. É o caso de: lâmpada, relâmpago, Atlântico, trôpego, Júpiter, lúcido, óptimo, víssemos, flácido.

* paroxítonas - são as palavras mais numerosas da língua e justamente por isso as que recebem menos acentos. Têm a penúltima sílaba tônica. São acentuadas as que terminam em:
o i, is: táxi, beribéri, lápis, grátis, júri.
o us, um, uns, on, ons: vírus, bónus, álbum, parabélum, álbuns, parabéluns.
o l, n, r, ei, x, ps': incrível, útil, ágil, fácil, amável, éden, hífen, pólen, éter, mártir, caráter, revólver, jóquei, tórax, ônix, fênix, bíceps, fórceps, Quéops.
o ã, ãs, ão, ãos: ímã, órfã, ímãs, órfãs, bênção, órgão, órfãos, sótãos.
o ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou não de s: água, árduo, pónei, cáries, mágoas, jóqueis.

* oxítonas - Têm a última sílaba tônica. São acentuadas as que terminam em:
o a, as: Pará, vatapá, estás, irás, cajá.
o e, es: você, café, Urupês, jacarés.
o o, os: jiló, avó, avô, retrós, supôs, paletó, cipó, mocotó.
o em, ens: alguém, armazéns, vintém, parabéns, também, ninguém.

* monossílabos tônicos - são acentuados os terminados em:
o a, as: pá, vá, gás, Brás, cá, má.
o e, es: pé, fé, mês, três, crê.
o o, os: só, xô, nós, pôs, nó, pó, só.

* ditongo - abertos tónicos quando em palavras oxítonas
o éi: anéis, atéia, papéis
o éu: céu, troféu, véu
o ói: constrói, dói, herói

* hiato - i e u nas condições:
o sejam a segunda vogal tônica de um hiato ;
o formem sílabas sozinhos ou com s na mesma sílaba ;
o não sejam seguidas pelo dígrafo nh ;
o não forem repetidas (i-i ou u-u) ;
o não sejam, quando em palavras paroxítonas, precedidas de ditongo ;

ex.: aí: a-í; balaústre: ba-la-ús-tre; egoísta: e-go-ís-ta; faísca: fa-ís-ca; viúvo; vi-ú-vo; heroína: he-ro-í-na; saída: sa-í-da; saúde: sa-ú-de.

* Não se acentuam as palavras oxítonas terminadas em i ou u (seguidos ou não do s). Palavras como baú, saí, Anhagabaú, etc., são acentuadas não por serem oxítonas, mas por o i e o u formarem sílabas sozinhos, num hiato.

[editar] Acento diferencial

O acento diferencial é utilizado para diferenciar palavras de grafia semelhante. Usamos o acento diferencial - agudo ou circunflexo - nos vocábulos da coluna esquerda para diferenciar dos da direita:

* pôde (pret. perf. do ind. de poder) - pode (pres. do ind. de poder)
* pôr (verbo) - por (preposição)
* fôrma (substantivo) - forma (substantivo e verbo)

O acento em "fôrma" pode ser considerado opcional.

[editar] Fonte

* KURY, Adriano da Gama. Ortografia, Pontuação e Crase. 2. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seus comentários, ou perguntas.