Domingo foi dia de pegar o título de eleitor e se dirigir à seção eleitoral. Ou será sessão eleitoral? Ou cessão?
As palavras parônimas, parecidas na grafia e na pronúncia e diferentes no significado, são um estorvo na hora de escrever. O trio “cessão”, “sessão” e “seção”, por exemplo, costuma levar muitos ao erro. Se você não quer ser a próxima vítima, concentre-se na explicação a seguir.
“Cessão” é o ato de ceder: “A cessão do imóvel está cancelada”.
“Sessão” é o tempo de duração de um evento: sessão da Câmara, sessão de cinema, de teatro, de música, de ginástica.
“Seção”, que pode ser também “secção”, é o departamento, a fração, a repartição, o setor: seção do jornal, seção da loja, seção de brinquedos, seção eleitoral.
Como a maior confusão é com “sessão” e “seção”, reforçamos a diferença entre elas com a seguinte dica: “sessão” tem a ver com tempo, tem hora para começar e hora para terminar, “seção” tem a ver com espaço, não tem hora para começar nem para terminar.
» DESAFIO AO LEITOR
Votarei num político honesto, íntegro, ou seja, votarei num:
a) Político intemerato.
b) Político intimorato.
c) Tanto faz “a” ou “b”.
Tire suas dúvidas
Mandato x mandado
“Mandato” significa representação, delegação, geralmente por voto popular: mandato de prefeito, de governador, do presidente da República.
“Mandado” significa ordem judicial: mandado de prisão, mandado de apreensão, mandado de segurança.
Cabo-eleitoral ou cabo eleitoral?
A grafia correta é “cabo eleitoral”, sem hífen. A expressão varia em número: os cabos eleitorais. Mas não em gênero: o cabo eleitoral Maria.
Pleito x preito
“Pleito” é o mesmo que “eleição”: pleito municipal, pleito estadual, o pleito de domingo.
“Preito” é o mesmo que homenagem: preito aos trabalhadores, um preito ao meu pai, preito de gratidão.
Ela é candidata a deputada ou a deputado?
O mais adequado é deixar no masculino o cargo disputado/ ocupado por pessoas de ambos os sexos: “Ela é candidata a governador”, “Ela é candidata a deputado”.
O cargo só fica no feminino quando é exclusivamente disputado/ ocupado por mulheres. Por exemplo, “Aquelas mulheres são candidatas a costureira da Confecção Tabajara”.
O xis da questão é que o gênero masculino, em português, é abrangente, ao passo que o feminino é excludente. Logo, se dizemos que “Ela é candidata a deputada”, estamos dizendo que ela concorre apenas com mulheres, e, se dizemos que “Ela é candidata a deputado”, estamos dizendo que ela está numa disputa entre homens e mulheres.
A pergunta que não quer calar
Escuto, vez ou outra, o pessoal falar ou escrever frases do tipo: “O candidato oscilou três pontos para baixo”. Essa construção é aceitável? (Cícero Omena - Maceió-AL)
Resposta
“Oscilar” não indica movimento para uma só direção. Indica uma movimentação alternante, pendular, um balanço contínuo para um lado e para outro. É por isso que não se pode oscilar para baixo, para cima, enfim, não se oscila apenas para uma direção.
Resposta do desafio
“Intemerato” significa honesto, íntegro, “intimorato” é o mesmo que corajoso, valente. Logo, a resposta certa está na letra “a” – um político honesto é um “político intemerato”.
Veja mais dicas do professor Laércio Lutibergue no blog Português na Rede (www.portuguesnarede.com) e no Twitter (http://twitter.com/portuguesnarede).
*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do JC ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui seus comentários, ou perguntas.