terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do Estudante é comemorado com semana especial

Em comemoração ao Dia do Estudante, 11 de agosto, escolas da rede municipal de ensino do Recife recebem programação especial esta semana. Teatro, música, passeios por zoológico e museus estão entre as atrações mais cotadas pelos 3.500 alunos que participarão da diversão.

Para esta terça (11), a Prefeitura da cidade marcou excursões por diversos pontos turísticos do Recife, como Oficina Cerâmica de Francisco Brennand, Instituto Ricardo Brennand, Horto Dois Irmãos, Teatro de Santa Isabel, além de passeios pelo Capibaribe no Barco da Escola Ambiental. O roteiro tem início às 8h30 e termina às 15h. Participam desta edição cerca de 650 estudantes. Outros 1.200 alunos fazem programação semelhante na quarta (12) e na quinta (13).

VÍDEO

O que os estudantes querem ganhar no dia deles?

Ainda na terça, 400 jovens acompanham, a partir das 15h, uma palestra do deputado federal Vicentinho (PT), de São Paulo (SP), sobre a experiência dele em concluir os estudos com a ajuda de um projeto de ensino a distância. Na ocasião, será firmada uma parceria entre a secretaria municipal de Educação do Recife e a Fundação Roberto Marinho para a implementação da metodologia do Telecurso nas escolas municipais. O encontro acontece de forma simultânea também em outras cidades (Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte) e será gravado pelo canal fechado Futura. Ao fim, os alunos poderão curtir ainda o som da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, sob a regência do maestro Forró.

A abertura da Semana do Estudante aconteceu nesta segunda (10), na Escola Dom Bosco, em Jardim São Paulo, com direito a bandas e bolo. Ainda na manhã do primeiro dia das comemorações, alguns alunos assistiram ao musical infanto-juvenil “Historinhas de Dentro” - em cartaz no Teatro Barreto Jr, no Pina. Nesta terça, a partir das 14h será a vez de mais de 600 estudantes de 11 unidades de ensino, conhecerem a peça.

CURIOSIDADE - O dia do estudante foi instituído em lembrança à criação do primeiro curso de Ensino Superior no Brasil - Ciências Jurídicas e Sociais (Bacharelado em Direito) -, em São Paulo e Pernambuco, por Dom Pedro I, à 11 de agosto de 1827. Um século depois, em 1927, a data tornou-se o dia do estudante.

Compartilhe essa notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seus comentários, ou perguntas.