domingo, 19 de julho de 2009

UFPE oferece três novos cursos e amplia número de vagas

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, na manhã desta terça-feira (14), a criação de três novos cursos e a ampliação do número de vagas em cursos já existentes. Duas das novas graduações são no câmpus Recife - sistemas de informação (25 vagas) e engenharia de materiais (20) - e outra no câmpus de Vitória de Santo Antão - educação física (35 vagas).

Além dessas 80 vagas, serão criadas mais 476 novas oportunidades em antigos cursos de diversas áreas. Enquanto no ano passado foram ofertadas 5.996, esse ano será um total de 6.517. A expansão das vagas integra o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Os anúncios estão sendo feitos na reitoria da UFPE, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.

LEIA MAIS:
» UFPE vai oferecer bolsas para moradia, alimentação e transporte de alunos

Também houve redução no número de vagas em dois cursos: enfermagem no câmpus de Vitória (70 para 65) e engenharia cartográfica no câmpus Recife (de 60 para 30). Este último foi desvinculado das demais engenharias, e as aulas passarão a ser no turno da noite. De acordo com a pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Ana Cabral, um dos principais motivos para essa diminuição foi a baixa procura dos alunos pelo curso de engenharia cartográfica.

NOVOS CURSOS - Sistemas de informação será o primeiro curso na área de informática oferecido por uma universidade pública no turno da noite - das 17h às 20h30. "A graduação formará profissionais capazes de desenvolver sistemas voltados a suprir as necessidades de empresas e organizações públicas e privadas", afirmou o coordenador do curso, professor Robson Fidalgo.

Já o curso de engenharia de materiais será pela manhã, e, de acordo com Ana Cabral, "visa ao aumento da demanda do complexo de Suape". O profissional poderá atuar em áreas como fornecimento de matérias primas, fabricação de materiais para indústrias e consultoria.

O bacharelado em educação física, em Vitória, será no turno da manhã. Para os próximos anos, há a previsão de construir laboratórios e reformar a quadra poliesportiva. "A comunidade acadêmica de Vitória colocou a existência desse curso como prioridade desde que o câmpus de Vitória foi inaugurado, há três anos", pontuou Ana Cabral.

Inscrições para o Enem são prorrogadas até o próximo domingo

As inscrições para o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até às 23h59 do próximo domingo (19). A informação foi repassada pelo Ministério da Educação (MEC) na tarde desta sexta-feira (17).

O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35 pode ser feito até o próximo dia 22. Alunos concluintes que estudam em escola pública estão isentos desse valor. As provas irão acontecer nos dias 3 e 4 de outubro. As inscrições são feitas apenas através do site www.mec.gov.br/enem.

O Enem, a partir deste ano, vai servir para que estudantes ingressem em pelo menos 40 das 55 Universidades Federais. A nota também serve para o Programa Universidade Para Todos (Prouni). Cerca de 3,96 milhões de estudantes já haviam se inscrito até o início da manhã desta sexta-feira (17).

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) adotará Enem apenas como primeira etapa do vestibular. Uma segunda fase será realizada pela unidade de ensino, provavelmente no início de dezembro de 2009, com provas de disciplinas específicas, de acordo com o curso pleiteado pelo candidato, mais um teste de língua estrangeira.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também vai utilizar o Enem como etapa única no seu vestibular e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) também aderiu ao novo modelo do MEC.
Compartilhe essa notícia.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Para refletir

::: meu professor de análise sintática :::

Meu professor de análise sintática era o tipo do
sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida,
regular com um paradigma da 1ª conjugação.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conetivos e agentes da passiva, o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.