segunda-feira, 13 de abril de 2009

Denotação X Conotação

Na linguagem coloquial, ou seja, na linguagem do dia-a-dia, usamos as palavras conforme as situações que nos são apresentadas. Por exemplo, quando alguém diz a frase “Isso é um castelo de areia”, pode atribuir a ela sentido denotativo ou conotativo. Denotativamente, significa “construção feita na areia da praia em forma de castelo”; conotativamente, “ocorrência incerta, sem solidez”.

Denotação: É o uso do signo em seu sentido real.

Conotação: É o uso do signo em sentido figurado, simbólico.

Signo

Para que seja cumprida a função social da linguagem no processo de comunicação, há necessidade de que as palavras tenham um significado, ou seja, que cada palavra represente um conceito. Essa combinação de conceito e palavra é chamada de signo. O signo lingüístico une um elemento concreto, material, perceptível (um som ou letras impressas) chamado significante, a um elemento inteligível (o conceito) ou imagem mental, chamado significado. Por exemplo, a “abóbora” é o significante - sozinha ela nada representa; com os olhos, o nariz e a boca, ela passa a ter o significado do Dia das Bruxas, do Halloween.

Signo = significante + significado.

Significado = idéia ou conceito (inteligível)

Exercícios

1) Leia atentamente os textos abaixo e indique D quando prevalecer a denotação e C quando prevalecer a conotação:

a) ( ) “O ano de 1948, em Pernambuco, foi marcado por um processo revolucionário, liderado por um Partido Liberal radical.”

b) ( ) “Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois - Recife das revoluções libertárias - Mas o Recife sem história nem literatura - Recife sem mais nada - Recife da minha infância”

c) ( ) “ depois de analisar os prontuários de 964 pessoas operadas np Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, o médico Cláudio Moura Lacerda de Melo, 31 anos, concluiu que seus colegas exageraram na requisição de exames radiológicos e de laboratório, ao mesmo tempo em que dão pouca atenção ao exame direto do paciente e a uma conversa com ele sobre o seu histórico de saúde”.

d) ( ) “Em todo triângulo, o quadrado de qualquer lado é igual a soma dos quadrados dos outros dois, menos o duplo produto destes dois lados pelo co- seno do ângulo que eles formam.

e) ( )“ A ciência que se constituiu em torno dos fatos da língua passou por três fases sucessivas antes de reconhecer seu verdadeiro e único objeto’’

f) ( ) “Tantas palavras / Que eu conhecia / E já não falo mais, jamais/ Quantas palavras/ Que ela adorava/ Saíram de cartaz”

g) ( ) “ Abriu os olhos devagar. Os olhos vindos de sua própria escuridão nada viram na desmaiada luz da tarde. Ficou respirando. Aos poucos recomeçou a enxergar, após poucos as formas foram se solidificando, ela cansada, esmagada pela doçura de um cansaço”

h) ( ) “Na literatura brasileira de hoje, talvez seja o conto o gênero de maior destaque, em termos de vigor e criatividade”.

RESPONDA E ENVIE SUAS RESPOSTAS.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Respostas:
    1.
    a)d
    b)CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC
    c)d
    d)dd
    e)d
    f)c
    g)c
    h)d

    P.S.
    A letra 'c' é um trecho de Evocação do Recife - Manuel Bandeira, né?
    beijos.
    Espero que tenha acertado alguma. :D

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkk num é Danuza MORAIS. rsrs

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkk num é Danuza Morais.rsrs(2)

    ResponderExcluir

Registre aqui seus comentários, ou perguntas.